-AMÉRICA DO NORTE:



O subcontinente da América do Norte compreende o Alasca (estado pertencente ao EUA), o CanadáMéxicoGroenlândia e os Estados Unidos da América (EUA). Limita-se ao sul com a América Central na fronteira entre o México, Guatemala e Belize, a norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Pacífico. A seguir, vamos apresentar comidas típicas principais de cada país da América do Norte:

ALASCA:

A gastronomia local é muito rica, diversificada e centrada em ingredientes de qualidade premium, peixes selvagens, caranguejos de águas profundas e geladas e mariscos incríveis. Sua cozinha típica tem muitas influências eslavas, esquimós e orientais. 


GROENLÂNDIA:
A cultura groenlandesa está ligada intimamente entre a solidariedade entre os caçadores, era extremamente necessária o compartilhamento da captura.
O clima e o ambiente natural fazem da cozinha groenlandesa única: Os ingredientes básicos consistem de peixes e aves, da caça (renas , focas ,cervos , entre outros), frutos silvestres . Os legumes são importados, justamente pelo clima severo.
O prato nacional groenlandês é o suaasat, uma sopa preparada com carne de foca cozida, cebolas e arroz. Uma outra especialidade é o Mattak: Pele de baleia com uma camada fina de gordura. É comido cru, cortado em quadrados, sendo uma excelente fonte de vitamina C.
Há também o Kiviaq, aves marinhas caçadas ,depois de mortas são descansadas dentro de uma foca. Depois disso é inserida uma bolsa bem cozida e será colocada sob uma rocha, permanecendo para amadurecer durante um meio ano. Durante esse tempo o saco é removido, aberta a foca , e extraídas as aves, que vão ser consumidas sem cozimento.


CANADÁ:
A culinária do Canadá é difícil de ser descrita, devido as dimensões da região. Por exemplo. nas Províncias do leste do país, a maior influência na comida é britânica, com exceção do Quebec.
Sob a influência dos nativos, alguns alimentos indígenas fazem parte da cultura do país até hoje. Os aborígenes costumavam fazer xaropes de bordo no leste do Canadá ao nordeste dos Estados Unidos. Então pode-se dizer que essa bebida é o alimento com uma origem 100% nativa. Hoje em dia o país é o maior produtor do xarope de bordo. Na costa oeste e noroeste do Pacífico, os nativos se alimentavam de frutos do mar, e de mamíferos marinhos. O salmão era muito consumido, em diversas formas. No Ártico, a alimentação era composta basicamente com produtos vegetais, mamíferos marinhos, e carnes. Hoje em dia, a influência alimentícia de outros povos influenciou bastante na comida dos indígenas.  A herança familiar permanece em maior parte intacta em algumas regiões. Ao longo da costa do Atlântico, os pratos mais consumidos são, em maior parte, aqueles feitos com os frutos do mar.
POUTINE:


É um prato que mistura basicamente batata, queijo e molho. É um prato de origem francesa, inventado por Fernand LaChance. Porém não se sabe ao certo aonde foi inventado. Duas cidades disputam a criação do prato, ambas vizinhas de Quebec: Victoriaville e Drummondville. 


A batata é cortada a mão, em pedaços nem tão pequenos, nem tão grandes, e depois é frita em banha pura (não usa-se o óleo vegetal). É usada a parte coalhada do queijo (cheese curd), que dá uma sensação única aos dentes na hora de morder. O molho pode ser feito com carne de boi, ou de velouté de frango, e até vegetariano. Hoje em dia há variações do prato. 





BUTTER TART
:


Essa comida típica é considerada a quintessência da cozinha canadense. É feito com manteiga, ovos, açúcar, xarope e uma massa folheada. Em geral, a receita varia de família para família, ou dependendo de regiões diferentes Tortas eram muito consumidas pelos ingleses que colonizaram o país, e deles se originou o Butter Tart. Por isso, o prato não deve ser confundido com torta de manteiga, outro prato consumido na gastronomia inglesa.  




MACARRONI AND CHEESE:


Como o nome diz, é uma massa "macarroni" misturada ao molho Bechamel básico e queijos cheddar e parmesão. É um prato que é muito apreciado pelas famílias canadenses. Talvez o maior fator que contribuiu para que esse prato se popularizasse foi a facilidade no preparo.O macarrão com queijo vendidos juntos começou na grande Depressão. Hoje em dia fica difícil falar sobre esse prato típico, pois há muitas variações. Há outros nomes para o prato: Kraft Dinner, Kraft Macaroni and Cheese, Kraft Mac and Cheese, Easy Mac (Austrália), ou Macaroni Cheese, ou Cheesey Pasta (Reino Unido).


ESTADOS UNIDOS:



A culinária dos Estados Unidos é conhecida mundialmente e igualmente amada, sendo reproduzida pelo mundo todo.

Lar dos sanduíches e dos waffles, a culinária americana costuma ser bastante gostosa e também calórica. O café da manhã costuma ser pesado, não sendo incomum ver a presença de bacon, ovos e panquecas. Conta-se que os índios americanos se alimentavam majoritariamente de abóbora, feijões e milho. Com a chegada dos escravos, outros alimentos foram introduzidos na culinária, como diversos legumes e o hábito de utilizar fritura, por exemplo. Houve, também,forte influencia italiana e chinesa, resultando nas comidas típicas do Estados Unidos que conheceremos abaixo.


APPLE PIE:

Não importa se você ouviu falar da torta de maçã pela primeira vez na vida ao ir ao McDonalds, ou assistindo o filme “American Pie”. A grande verdade é que em ambas as situações, fica claro o quanto essa comida é tão especial para os americanos.


Apesar de ter sido criada na Europa, mais especificamente na Alemanha, a torta de maçã é um verdadeiro sucesso no terreno norte-americano, tornando-se parte da cultura local. Pisar nos Estados Unidos e não saborear essa iguaria é quase como não visitar o país.

PANQUECAS DOCES:

Você já deve ter reparado, em filmes e séries de TV, que os americanos adoram comer panquecas no café da manhã, junto com caldas irresistíveis e fartas fatias de bacon. Essas panquecas são, diferentemente das brasileiras, doces e mais grossas, servidas em formato de disco, para aproveitar melhor os ingredientes que são servidos juntos com ela.


Se você quer provar um dos pratos típicos americanos, saiba que a panqueca doce é quase uma obrigação no país.

BROWNIE:

Apesar de lembrar muito uma fatia generosa de bolo, o Brownie é um doce bastante específico e, para alguns, até mais saboroso do que a versão brasileira tradicional nas casas das nossas avós.


Por não usar fermento em sua receita, ele parece um bolo achatado e cremoso de chocolate, que conquista o coração dos apaixonados pelo doce. Ele pode ter vários recheios, mas é claro que o tradicional é o mais procurado e admirado em todo o país.



HAMBÚRGUER:

Como falar de comida nos Estados Unidos sem falar de hambúrguer ? Esse sanduíche preparado com carne bovina moída, queijo, molho e vários outros ingredientes à sua escolha é um sucesso tão grande que conquistou não somente a América, como todo o mundo. Comer um hambúrguer nos Estados Unidos, entretanto, é uma experiência completamente diferente da que você vai ter aqui no Brasil ou no resto do mundo – especialmente se ela vier acompanhada de umas batatas fritas e um milkshake.FRANGO FRITO COM PURÊ DE BATATA:

Uma das comidas típicas dos EUA, mas que poucas pessoas levam em consideração, é o Frango Frito com Purê de Batata. Esses dois alimentos são praticamente parte das refeições tradicionais americanas, visto que a batata e o frango são produtos comuns nos supermercados do país e de fácil preparo pelas famílias em todos os estados. Vale a pena saborear essa delícia!
MAC N´ CHEESE:
O famoso macarrão com queijo americano. Qualquer restaurante que sirva massa que você visitar em terreno americano vai lhe apresentar essa iguaria como opção. E vale a pena se arriscar nesse universo que parece ter sido especialmente criado para os Estados Unidos. Para quem curte uma “comfort food”, essa é a pedida certa!

MÉXICO:

Repleta de pratos apimentados, a culinária mexicana é muito admirada e apreciada pelos que gostam de comida bem condimentada. Os mexicanos espalharam seus costumes culinários por toda a América do Norte e
Central, e já possuem restaurantes em praticamente todo o mundo.
A seguir, alguns pratos típicos da cultura mexicana:

ENCHILADAS:

As enchiladas lembram as panquecas tradicionais que comemos no Brasil. São preparadas com tortillas de milho e normalmente levam em seu recheio carne (de gado ou frango), feijão, cebola, tomate e outros vegetais. Tudo isso somado a um molho de pimenta e queijo ralado por fora. O tipo de pimenta varia de gosto para gosto, mas normalmente utiliza-se pimenta vermelha.
BURRITOS:
Um dos produtos mais famosos da culinária mexicana, o burrito é muito comercializado fora do território mexicano, principalmente nos Estados Unidos. Ao contrário das enchiladas, os burritos normalmente são feitos com tortillas de farinha, e podem receber uma grande quantidade de recheios – podendo conter praticamente tudo que você quiser. No México, os burritos tradicionais são recheados com carne, temperos (cebola, tomate, etc) e pimenta. Já nos Estados Unidos, os restaurantes normalmente possuem muito mais recheios para incrementar o prato, como feijão, chili (um preparado de carne moída e pimenta), queijo, pico de gallo (salada preparada com tomate, cebola, coentro, pimentão, entre outros), guacamole e, como não podia faltar, vários tipos diferentes de pimenta.



PAN DE CAZÓN:
Um prato menos conhecido, mas que também pode ser muito saboroso se for bem preparado. O Pan de Cazón é um prato típico do estado do Campeche. Leva em sua composição camadas de tortilla, e outras de peixe cação (por isso o nome). Também leva feijões fritos, cebola, alho, tomate e é coberta com molho de pimenta.

POZOLE:
Consumido frequentemente pelas famílias mexicanas, o pozole é uma espécie de sopa preparada com um milho conhecido como cacahuacintle, que passa por um processo chamado de ‘nixtamalização’ (onde é cozido em um meio alcalino, normalmente em cal). O pozole consiste no cacahuacintle nixtamalizado, carne (normalmente de porco), rabanetes, abacate e alface, com algumas variações dependendo de pessoa para pessoa. Também é condimento com pimenta – o que ajuda a dar a cor do vermelha do prato. 

PAN DE MUERTO:
O Pan de Muerto é um pão doce que pode ser enfeitado com uma série de figuras (como caveiras, por exemplo). É feito como um pão doce normal, com farinha, açúcar, margarina e leite – podendo levar outros ingredientes dependendo do gosto pessoal de quem o prepara. O Pan de Muerto é consumido principalmente durante as homenagens do Dia dos Mortos, no México. O pão também é oferecido como homenagem aos mortos em altares nas escolas e nas casas.



GARNACHAS:
As Garnachas também são muito comuns entre os pratos mexicanos, e são preparadas com tortilla de milho, em uma formato circular, como se observa na foto abaixo. Elas são recheadas com chili (carne moída e pimenta) e pode incluir também queijo, cebola, feijões e outros ingredientes.






































































































































































































































































Comentários